Notícias


 HPV: a proteção começa em casa  
O Globo - Rio de Janeiro - 05/11/2009 - Opinião - 7

Quando iniciamos os estudos clínicos para a vacina contra o HPV, com voluntárias no Hospital Leonor Mendes de Barros (São Paulo), em 2000, não poderia imaginar que quase oito anos depois estaria protegendo minha própria filha de uma doença sexualmente transmissível que, quando não detectada a tempo, pode levar ao câncer.

Muitas pessoas ainda desconhecem essa informação, mas o câncer do colo do útero, o segundo tipo de câncer que mais mata mulheres no país, é causado por um vírus - o HPV. Não é um câncer com predisposição hereditária ou desenvolvimento sem explicação pelo organismo. A causa vem da infecção por um vírus, transmitido na maioria das vezes no contato sexual.

Então, fica a pergunta: Por que esse câncer existe?

Recentes pesquisas indicam que 65% das mulheres são contaminadas pelo HPV logo no primeiro contato sexual. Em estudo de acompanhamento realizado com adolescentes e mulheres de 13 a 21 anos de idade, somente 40% permaneceram sem infecção por HPV durante um período de 3 anos.
 

Voltar

Rua Carutapera, num. 02 Qd- 37B Jardim Renascenca Sao Luis -MA cep: 65075-690 Telefax: (98)3221-2931- E-mail: sogima@sogima.org.br

itarget