Notícias


 Médicos discordam sobre reais benefícios da mamografia  
Nova York, EUA. Um estudo publicado na “Revista da Associação Médica Norte-americana” levantou questionamentos sobre os reais benefícios das mamografias e provocou reações mistas de médicos e especialistas.

Laura Esserman, cirurgiã de mamas da Universidade da Califórnia, relatou que o câncer de mama tem índices de crescimento e agressividade lentos, médios e rápidos. Segundo ela, os exames parecem bons na detecção dos cânceres lentos, que provavelmente não precisam de tratamento.

O artigo argumenta que as mamografias não conseguem detectar os cânceres agressivos e mortais antes deles começarem a se espalhar. Apesar disso, os exames também conseguem descobrir os cânceres médios, sendo que as mulheres com esse tipo de problema são as que podem mais se beneficiar. Embora haja esses benefícios, é necessária mais pesquisa para se entender qual tipo de tumor uma paciente tem. “A primeira coisa a se saber é quem é ajudada e quem não é”, disse Laura.
 

Voltar

Rua Carutapera, num. 02 Qd- 37B Jardim Renascenca Sao Luis -MA cep: 65075-690 Telefax: (98)3221-2931- E-mail: sogima@sogima.org.br

itarget